26 maio 2012

Tempestade no copo d’água

Existiu, certa vez, uma aldeia que havia, entre seus habitantes, um velho homem muito sábio. Os aldeões contavam com sua sabedoria para prover respostas á suas perguntas e preocupações.
   
Um dia, um fazendeiro da aldeia foi ao homem e disse num tom frenético: "Homem sábio, me ajude. Uma coisa horrível me aconteceu. Meu boi morreu e eu não tenho outro animal para me ajudar arar o campo! Esta não é a pior coisa que poderia me acontecer?"
O homem sábio respondeu: "Talvez sim, talvez não.". O homem correu de volta para aldeia e contou a seus vizinhos que o homem sábio tinha ficado maluco. Estava claro que esta era a pior coisa que poderia lhe ter sucedido. Por que será que ele não via isso?
   
No dia seguinte, no entanto, um cavalo jovem e forte foi visto nas proximidades da fazenda do homem. Como ele não mais possuía um boi para ajudá-lo, ele teve a ideia de aproveitar o cavalo para o trabalho que era designado ao boi - e foi o que fez.

Que felicidade para o fazendeiro! Nunca arar um campo tinha sido tão fácil. Ele voltou ao homem sábio, para se desculpar:
"Você estava certo homem sábio. Perder meu boi não foi a pior coisa que poderia me acontecer, foi uma benção disfarçada! Eu nunca poderia ter capturado meu novo cavalo se isso não tivesse me acontecido, você há de concordar que essa foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido."

O homem sábio tornou a dizer: 
"Talvez sim, talvez não."

De novo, não pensou o fazendeiro. 
Agora não havia dúvidas que o homem sábio estava enlouquecendo.
   
Mais uma vez, no entanto o fazendeiro não sabia o que o aguardava. Alguns dias mais tarde, o filho do fazendeiro estava andando a cavalo e caiu. Quebrou a perna e não poderia mais ajudá-lo na colheita. Oh, não, pensou o fazendeiro. Agora morreremos de fome. O fazendeiro foi de novo ao homem sábio. Desta vez ele disse:

"Como é que sabia que capturar o cavalo não foi coisa boa? Estava certo novamente, meu filho se machucou e agora não poderá me ajudar na colheita. Estou certo de que esta é a pior coisa que poderia ter me acontecido, desta vez você será obrigado a concordar".
Mas, da mesma maneira que nas vezes anteriores, o homem sábio olhou calmamente para o fazendeiro num tom compassivo e repetiu, "Talvez sim, talvez não."

Enraivecido pelo fato do homem sábio ter sido tão ignorante, afinal, o fazendeiro voltou bufando para a aldeia.
   
No dia seguinte chegaram tropas ao vilarejo, para levar todos os homens jovens e saudáveis para uma guerra que tinha acabado de estourar. O filho do fazendeiro foi o único jovem da aldeia que não teve que ir. Ele viveria, onde os outros, com toda certeza, estavam fadados a morrer.
   
A moral que esta historia nos traz é uma lição poderosa. A verdade é que não sabemos o que irá nos acontecer - apenas acreditamos saber. Muitas vezes criamos grandes casos a partir de coisas insignificantes.
   
O texto bíblico de Jó, narra a trajetória de um homem que foi colocado à prova por DEUS, e, com paciência e fé, este recuperou tudo o que perdeu, e no final Jó diz: "Eu venci o mundo", o pecado de Jó consistia em ampliar os problemas.

Os filósofos dizem que existe um único momento, o presente, e os hindus dizem que DEUS é o momento presente.
   
Mestre Jesus nos ensina em Mateus 6:33/34: " Buscai no SENHOR, pois, em primeiro lugar, o seu reino e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
Portanto não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia seu próprio mal.
(Geraldo Magalhães)

Nenhum comentário: