05 maio 2012

Mais de 2,5 milhões devem ser  
vacinados contra gripe em Minas 

Campanha de imunização contra três tipos da doença 
começa neste sábado e vai até o próximo dia 25 de maio

Vacinas deverão ser tomadas em todos os postos de saúde do Estado
Durante a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que começa neste sábado (5), mais de 2,5 milhões de pessoas devem ser imunizadas em Minas Gerais. Poderão ser vacinadas pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas.

O Ministério da Saúde informou que a vacina é para três tipos diferentes da doença, incluindo dois da gripe sazonal (comum) e influenza A (H1N1), chamada também de gripe suína. A campanha deste ano, que tem como slogan “Proteger é Cuidar”, se estende até o dia 25.

Em Minas, as vacinas poderão ser tomadas em todos os 5.500 centros de saúde e pontos de vacinação, além de 1.525 veículos intinerantes. O horário de atendimento em todo o Estado é das 8h às 17h.

Além dos postos de saúde, os belo-horizontinos poderão ser imunizados em outros 53 postos móveis que serão instalados no Mercado Central, na drogaria Araújo Centenária e na Rodoviária. Na capital, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), a expectativa é imunizar quase 420 mil pessoas.

Em BH, quem estiver acamado ou impossibilitado de ir a um dos postos de vacinação poderá se cadastrar e ser imunizado em casa. Basta um parente ou responsável ir a um centro de saúde mais próximo da residência e fazer a solicitação ou acionar a Ouvidoria do SUS-BH pelo telefone 3277-7722. Mas, quem for utilizar o serviço deve se apressar já que, ele está disponível somente até no sábado.

Prevenção
A coordenadora de imunização da SMSA, Gisele Nacur, disse que o objetivo da campanha é reduzir as complicações respiratórias ocasionadas pela gripe, como pneumonia e bronco-pneumonias. Segundo Gisele, na última campanha de vacinação, a adesão por parte das gestantes foi pequena e esse quadro precisa mudar. “Quero fazer um apelo às gestantes para que se vacinem. Muitas acreditam em mitos de que a vacina pode fazer efeito contrário e ocasionar a doença, mas isso não é possível, já que, o vírus está morto. O que pode ocorrer é a pessoa, por acaso, pegar um resfriado, pois, a imunização só começa a fazer efeito após 15 dias e os anticorpos chegam à sua plenitude um mês depois”, afirma.

Campanha
O Ministério da Saúde adquiriu 33,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, ao custo total de R$ 260 milhões. Também foram encaminhados R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde para que as secretarias de saúde estaduais e municipais pudessem viabilizar a campanha, cobrindo despesas com aquisição de seringas e agulhas e deslocamento de equipes, por exemplo.

Para atender a população, cerca de 240 mil profissionais do SUS devem estar envolvidos na campanha de vacinação, entre agentes comunitários, enfermeiros, médicos, entre outros.

(Estaminas)

Nenhum comentário: