18 maio 2012

Faleceu Swami Barbosa

Faleceu na madrugada de hoje (18mai), o ilustre ferrense Swami Vivekananda de Souza Barbosa (foto) que iria completar 65 anos de idade no próximo dia 12 de junho.  

Era uma pessoa especial, culto e politizado, ligado à cultura contemporânea, historiador que congregava-se a documentários, causos pitorescos de interesse coletivo ligados a religiosidade, esportes, política e sociedade, enaltecendo sua terra natal, São Pedro dos Ferros e outras cidades da região como Raul Soares, Rio Casca e Abre Campo.

Com eloquência invejável, dádiva divina, representou e apresentou, com invejável oratória própria, reivindicações, pensamentos e mensagens de agentes públicos, políticos e representantes empresariais.
Foi destacado e muito reconhecido nessa área de ações, carente e ocupada por poucos.

Era pessoa séria, cuidadosa, educada, de muitas amizades, irmão dedicado e bom chefe de família.
Com prazer repassava o que sabia e mantinha seu arquivo de imagens e fatos sempre aberto a todos, principalmente aos educandários e estudantes escolares.
Com ele eu (Jonathan) pude aprender com esmero a disposição dos elementos gráficos por meio da diagramação; por isso estará sempre presente, ao meu lado, na publicação de jornais.  

Swami trabalhou por muitos anos na cidade de João Monlevade, dirigindo seção de notícias em jornal de renome. Depois veio para São Pedro dos Ferros com a missão (vinda lá de cima, do céu...) para ajudar e contribuir com o desenvolvimento do município e de seus conterrâneos.
Trabalhou na prefeitura e na câmara de vereadores, radialista-chefe da Rádio Onda Livre. Seu trabalho foi tão dignificante para a sociedade ferrense que aquela edilidade inaugurou (no ano de 2009) uma sala de atividades de computador que recebeu o nome de ‘Telecentro Comunitário Swami Barbosa’.

Em Raul Soares prestou trabalho para diversos setores da indústria e comércio e, na então Rádio Cidade, manteve um programa musical recheado de notícias e entrevistas que liderava a audiência.
No Jornal Regional fez diagramação, escreveu e engrandeceu este órgão de notícias presente há 27 anos em Raul Soares.

Agora Swami virou saudade para a esposa Mariínha, irmãos, familiares e amigos como eu.
Mas, sendo saudades e não existindo mais aqui na terra, ele será sempre lembrado pelos bons feitos, pelo grande legado que deixa às gerações de agora e futura...  sabedoria, disciplina e respeitabilidade sempre...

Que Deus o abençoe!

OBS.: O sepultamento será realizado hoje, 16h30, no cemitério de São Pedro dos  
            Ferros saindo o féretro da Capela Velório onde o corpo está sendo velado. 

Nenhum comentário: