20 maio 2012

O Mestre e a Regra de Ouro
 
Regra quer dizer um código de conduta destinado a regular o comportamento humano, e a Regra de Ouro é a ética da reciprocidade, um princípio moral geral.  Hillel um rabino que viveu I século AC, quando perguntaram-lhe como resumir a REGRA DE OURO do Velho Testamento,respondeu : 
"Você não deve querer para o teu próximo, aquilo que não queres para você".
     
Mestre Jesus achava que a regra de ouro através de negativas, continha muitas omissões, e quando perguntado sobre a regra de ouro profetizou: 
"Tudo, portanto, quando desejais que os outros vos façam, fazei-o vós também a eles. Isto é a lei e os profetas (Mt 7:12)." 
   
Os pensamentos de Jesus trazem um requinte de sabedoria de um homem que é unanimidade como um grande filósofo, e marcou o calendário antes e depois dele, porém o mais importante é entender o que Jesus ensinou.
     
No Velho Testamento os profetas eram conhecidos como homens que falavam e defendiam a existência de um Deus, e quando Jesus diz "essa é a lei e os profetas", significa que todo aquele que conhece a "REGRA DE OURO" conhece Deus, independente do grau de escolaridade. 
     
Conta a historia que nos Estados Unidos fizeram um concurso para ver quem declamava melhor e mais bonito o Salmo 23, o apresentador chamava os candidatos enquanto o jurado julgava. Em um determinado momento subiu um candidato no palco, e disse apenas: "O Senhor é o meu Pastor" e encerrou.
O apresentador sensibilizado com a atitude do candidato disse: Senhores eu conheço o Salmo mas este candidato conhece o pastor.
(Geraldo Magalhães/Matipó)

Nenhum comentário: