23 maio 2012

Capacitação para
Enfrentamento ao Tabagismo

PONTE NOVA - Foi realizada nos dias 22 e 23 de maio no Auditório do Sindicato Rural, em Ponte Nova, a capacitação para o "Enfrentamento ao Tabagismo".
           
O evento foi direcionado para os profissionais de saúde, médicos, psicólogos, enfermeiros e farmacêuticos. Mais de 180 profissionais prestigiaram o evento que esteve a cargo da Vigilância em Saúde com a coordenação dos funcionários Ana Célia Clímaco, Silvia Monteiro e Edson Brandão.

A TV Educar, Folha de Ponte Nova, Jornal Listão, Jornal Regional de Raul Soares, os sites: Pontenet e Unidade Notícias estiveram presentes na realização do evento fazendo a cobertura.

A Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, atenta aos principais temas de saúde, sempre proporciona capacitações para elevar os fatos e multiplicar as informações aos municípios.

Atualmente o tabagismo é amplamente reconhecido como doença epidêmica que resulta na dependência da nicotina.

Devido à sua toxicidade, o total de mortes no mundo decorrentes  do tabagismo são atualmente cerca de 5 milhões/ano. O fumo leva metade de seus usuários à morte. Também o número de mortes anuais por câncer de pulmão, doenças esquêmicas do coração, infarto e angina, acidentes vasculares cerebrais é calculado em cerca de 2.655 (7 mortes/dia), segundo estudo cientifico do INCA/Instituto Nacional do Câncer.

As palestras estiveram a cargo de profissionais da área da saúde com os seguintes temas: “Deixando de Fumar sem Mistérios”, Psicóloga Maria Conceição Gonçalves (SRS/Divinópolis MG), “Fatores dificultadores para cessação de fumar” Drª Neylla Cristina de Freitas (SMS/Abaeté MG), “Programa Nacional de Controle do Tabagismo” Maria Celma Tavares da Silva (SRS/Divinópolis MG), “Implantando o Ambiente Livre do Tabaco”, Janice Maria Borba de Souza (SRS/Divinópolis MG).
(Wesley Moreira/Comunicação Social - SRS/ Ponte Nova  MG)

Nenhum comentário: