Apaes lutam por verbas
e recursos públicos
Protestos e reivindicações de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) foram o ponto alto do debate do Plano Nacional de Educação (PNE) na sexta-feira, na capital. Dirigentes das Apaes alegam que o novo PNE, em tramitação no Congresso, deve esvaziar o papel das associações e reduzir o volume de recursos públicos destinados a elas. Os argumentos foram apresentados em seminário da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa.
Desde fevereiro, parlamentares visitam os estados para recolher sugestões e críticas ao plano, que estabelece diretrizes para a educação no período de2011 a 2020. O alvo das críticas das Apaes é a meta 4 do PNE, que propõe universalizar, na rede regular de ensino, o atendimento a estudantes de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos ou superdotados. Segundo o movimento, isso significa um reforço à inclusão dos alunos em escolas regulares, em detrimento das Apaes. O novo PNE prevê, até 2020, 7% do Produto Interno Bruto (PIB) para a área de ensino.
Desde fevereiro, parlamentares visitam os estados para recolher sugestões e críticas ao plano, que estabelece diretrizes para a educação no período de
(Estado de Minas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário