21 junho 2011


PMDB é o partido com maior
número de filiados do Brasil

O PMDB é o partido com o maior número de filiados do Brasil. Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado nesta terça-feira, o partido conta com 2,34 milhões de filiados, quase um milhão a mais que o PT, segundo maior partido do país, que atualmente conta com 1,42 milhão filiados. O PP aparece em terceiro, com 1, 36 milhão de correligionários. Juntos, os três partidos, que são da base de sustentação de Dilma Rousseff (PT), concentram 36,7% do total de eleitores brasileiros filiados a partidos políticos.
O maior partido da oposição é o PSDB, que vem em quarto lugar na lista, com 1,32 milhão de filiados. Em seguida, aparecem o PTB (1,15 mi), o PDT (1,137) e o DEM (1,09 mi). Segundo o levantamento, atualmente existem 27 partidos políticos registrados na Justiça Eleitoral e quase 14 milhões de brasileiros filiados a legendas no país.

O PMDB, além de ostentar o título de maior partido do país, é também o que tem a maior participação feminina. Quase metade de seus filiados são mulheres: 1,02 mihão.

Segundo os dados do TSE, Minas Gerais segue a mesma tendência nacional. No estado, o PMDB lidera em número de filiações, com 209 mil filiados. O PT tem 160 mil filiados e o PSDB aparece em terceiro, com 145 mil filiações.
(Estado de Minas)

Nenhum comentário: