19 junho 2011

Foguetório na liberação da
ponte metálica na BR-381

Moradores e motoristas festejaram acesso provisório sobre o Rio das Velhas

Moradores de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), comemoraram com queima de fogos a liberação da ponte metálica provisória construída na altura do quilômetro 455 da BR-381, sobre o Rio das Velhas, na tarde deste sábado (18). O acesso pelo local ficou interrompido por 58 dias, depois que uma antiga ponte afundou e precisou ser demolida.

O tráfego de veículos sobre a ponte provisória, construída pelo Exército, está liberado somente para carros, ônibus e caminhões de até 35 toneladas. A capacidade máxima da estrutura é de 60 toneladas, e o limite de velocidade é de 40 Km/h.

Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Coraci Vieira, carretas e bitrens não poderão passar por esse acesso. Para seguir pela BR-381, esses veículos deverão fazer o desvio pela BR-356, em Ouro Preto, Região Central. O tráfego de caminhões pesados pelas rodovias 262 e 145, em Sabará e Santa Luzia, permanece proibido.

Com a liberação da ponte metálica, a expectativa da PRF é que 250 mil veículos passem pelo local no feriado de Corpus Christi. Os motoristas esperam enfrentar menos transtornos em relação à Semana Santa, quando grandes congestionamentos se formaram logo após a antiga ponte ser interditada.

O vendedor Eduardo Mendes, de 43 anos, era o segundo motorista na fila que se formou para passar pela ponte, ontem. “Moro em BH e trabalho em Itabira. Minha esperança é que essa ponte, mesmo não sendo solução definitiva, seja um alento. Antes, o trajeto pelo desvio era maior e gastava mais combustível”, disse.

Uma viatura da PRF permanecerá no local, 24 horas por dia, para fiscalizar a passagem de veículos e impedir que caminhões com excesso de peso passem pela ponte. Duas balanças serão instaladas no local pelo Dnit até o fim do mês. A previsão é que a estrutura metálica seja utilizada por até seis meses, quando vence o prazo para entrega da ponte definitiva de concreto, que está em construção.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: