Editorial da Edição nº 405 do Jornal Regional em circulação
O preocupante Oxi está chegando...
Parte da população brasileira que tem conhecimento da droga Oxi demonstra grande preocupação e temor às consequências que ela pode acometer às famílias.
Essa nova droga age no organismo em poucos segundos, criando dependência com rapidez e com grande poder de destruição; debilita, enfraquece e é capaz de levar o usuário a cometer ações devastadoras.
O oxi está se espalhando pelo país, já com registro de seu aparecimento em nossa região. E isso se explica pelo seu potencial alucinógeno, estimulando ao usuário o dobro da euforia provocada pela cocaína. E, ainda, pelo preço que é vendido pelos traficantes, mais barato do que o crack, por exemplo.
A composição dessa droga é ‘suja’ e assusta os profissionais de saúde porque afeta o organismo mais rapidamente. E varia de acordo com receitas caseiras próprias que utilizam de elementos químicos agressivos como querosene, gasolina, cimento, acetona, ácido sulfúrico, amônia e soda cáustica.
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Redução de Danos acompanhou cem pacientes que fumavam oxi e chegou a uma terrível constatação: a droga matou um terço dos usuários no prazo de um ano.
É preciso que nossa sociedade fique atenta, que os pais sejam ainda mais vigilantes e que as autoridades ajam com todo o rigor capaz de evitar a proliferação dessa terrível droga em nosso meio.
E que sejam redobradas as campanhas na escola, nos clubes e nos eventos reservados e públicos principalmente com a mensagem de reflexão que possa inibir o uso de drogas.
E para essa tarefa a sociedade tem como aliados os órgãos de apoio e defesa da família: Polícia e Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário