16 junho 2011

TRE faz nova totalização
de votos para deputado

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais retotalizou, nesta quarta-feira (15), os votos para deputado estadual e federal das eleições 2010, em virtude de decisões definitivas em processos de registro de candidatura que ainda tramitavam no TSE. Os resultados decorrentes desse processamento estarão disponíveis no site do TRE, em “eleições 2010” nesta quinta-feira (16). A retotalização foi autorizada pelo corregedor do TRE, desembargador Brandão Teixeira, também presidente da Comissão Apuradora da última eleição em Minas. 

O maior impacto nos resultados foi a incorporação da votação do candidato Carlos Alberto Pereira (PDT), que obteve 58.544 votos, não computados até então em razão da decisão do TRE-MG de negar o registro da sua candidatura com base na Lei Complementar 135 (Lei da Ficha Limpa). Com o deferimento da sua candidatura pelo TSE, Carlos Alberto, ex-prefeito de Lavras, passa a ser o segundo suplente do partido na Câmara Federal e Sérgio Miranda, que teve 55.153 votos, passa a ocupar a terceira suplência.

Também tiveram os votos computados na retotalização desta quarta-feira, em virtude da decisão de não aplicação da Lei Complementar 135 nas eleições 2010:
Deputado Federal - Alfredo Pastori Neto (PSL), 6.690 votos
Deputado Estadual - Geraldo Nascimento de Oliveira (PSOL), 3.403 votos
Deputado Estadual - Wellington José Menezes Alves (PC do B), 549 votos

Já o candidato a deputado estadual Aramis Passuelo (PR), que disputou a eleição como “deferido com recurso”, teve seus 15 votos, antes computados, agora anulados nesse novo processamento, pois teve a candidatura indeferida pelo TSE, por rejeição de contas públicas (em sua administração anterior como prefeito de Fronteira).

O quociente eleitoral, que era de 195.247 para deputado federal, passou para 196.478.
No caso da disputada para deputado estadual, o quociente eleitoral passou de 134.545 para 134.587.

O TRE-MG ainda não foi comunicado oficialmente pelo TSE ou pelo Supremo Tribunal Federal sobre a decisão definitiva nos processos dos seguintes candidatos a deputado estadual que estavam com recurso em Brasília e que podem levar a alguma alteração nos resultados de 2010:
Athos Avelino Pereira (PPS)
Pedro Ivo Ferreira Caminhas/“Pinduca”(PP)
Leonídio Henrique Correa Bouças (PMDB).
Não existem mais pendências em processos de registro envolvendo candidatos a deputados federais.
(TRE-MG)

Nenhum comentário: