21 junho 2011

Já estamos no Inverno

Em julho, os termômetros devem registrar
mínima de 13,1 graus e máxima de 24,6 graus

O inverno começou oficialmente nesta terça-feira (21), às 14h16. Em julho, os termômetros devem registrar mínima de 13,1 graus e máxima de 24,6. Em 2010, as temperaturas registradas no mesmo período foram de 15,1 graus (mínima) e 25,6 graus (máxima).

Segundo o meteorologista do Centro de Climatologia MGTempo/Puc Minas, Adelmo Correia, a umidade relativa do ar durante a estação deve ficar abaixo dos 30%, índice considerado crítico pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O clima seco durante o inverno favorece a incidência de doenças respiratórias, que atacam adultos e, principalmente, crianças. Gripe, rinite, sinusite, amidalite, otite e pneumonia são as doenças mais frequentes da estação, provocadas por vírus e bactérias.

“No inverno, o metabolismo aumenta, já que é necessário manter a temperatura interna do corpo em 37°C. Assim, a imunidade diminui e a chance de adquirir uma doença é maior”, explica o cardiologista Carlos Antônio Pereira. Durante o inverno, ele orienta as pessoas a evitarem ambientes fechados, beber bastante água, manter uma boa dieta, além de umidificar os ambientes com o uso de vaporizadores.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: