15 junho 2011

Ministério da Saúde reduz idade
mínima de doação para 16 anos

Portaria divulgada pelo ministro Alexandre Padilha também proíbe
uso da orientação sexual como critério para seleção de doadores

Portaria do Ministério da Saúde divulgada nesta terça-feira (14) autorizou que jovens entre 16 e 17 anos possam doar sangue, desde que tenham uma autorização dos pais. Pelas regras anteriores, a doação só era possível para maiores de 18 anos.

A nova regra foi anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o lançamento da Campanha de Incentivo à Doação 2011, lançada nesta terça, Dia Mundial do Doador de Sangue. De acordo com a portaria 1.353, “a orientação sexual não deve ser usada como critério para seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria”.

Em Belo Horizonte, o Hemominas realizou uma feira de quadros e teve pequenos shows dos cantores Vander Lee e Toninho Horta, para incentivar as doações. De acordo com a responsável pelo setor de captação do Hemominas, Helen Dupin, nos meses frios a quantidade de doações cai significativamente.

“Estamos fazendo esta ação para mostrar que a doação é importante. O sangue é um medicamento que só pode ser extraído da solidariedade das pessoas”, destaca. Ainda segundo ela, cada doação pode salvar até quatro vidas.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e comparecer a um hemocentro com documento com foto e válido em todo território nacional. Os menores de 18 anos devem ter autorização dos pais.

Não podem doar sangue pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os dez anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, hepatite, sífilis e Doença de Chagas; usuários de drogas; e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido sem uso de preservativos.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: