12 junho 2011

Não é de surpreender quando o
sucesso vem de Santana do Tabuleiro
Clique na foto para ampliar
O próspero distrito de Santana do Tabuleiro, mesmo distante da sede do município (Raul Soares) que dista média de 60 quilômetros, proporciona muito orgulho aos raul-soarenses através de suas ações sociais e econômicas.
Não é nenhuma surpresa o sucesso que a comunidade ostenta a outros centros.

O santanense é de conversa mansa e digna de confiança, apresenta comportamento esmero no trabalho e no lazer, mantém a salutar virtude de exercitar a união familiar praticando a fé cristã com destaque a religiosidade e hospitalidade.

Santana do Tabuleiro economicamente é autossuficiente, com certeza apresenta índices bem elevados em sua produção de campo - agrícola e pecuária - e um comércio bastante ativo.
A produção de café faz diferença da região com aproveitamento de quase todo o espaço físico nessa cultura que, atualmente com o preço em alta, tem propiciado esperança e garantia aos santanenses de melhores dias daqui pra frente.

No aglomerado urbano a movimentação de gente e veículos tem característica própria, lojas de conveniência, duas padarias, casas de adubo e produtos agrícolas, farmácia, supermercado, posto de combustíveis que atende a enorme frota de veículos do distrito, internet e muita alegria; é uma ‘joaiada’, expressão local usada ao ar da graça.
Sem medo de errar pode-se dizer que Santana do Tabuleiro dispõe de benefícios que muitos municípios almejam ter um dia.

Fazenda São Francisco
Estivemos visitando Santana do Tabuleiro no último sábado (11 de junho), e no Córrego Grande tivemos o prazer de uma breve parada na Fazenda São Francisco onde fomos recebidos gentilmente pelo cafeicultor Lázaro Roque da Silva e seu pai Francisco Caetano da Silva “Sô Chico”.

Nessa propriedade a lida com o café é grande nestes dias, o que requer dedicação e suficiente conhecimento de Lázaro e seus colaboradores para a apanha e preparo do produto ao ponto da negociação comercial.
Segundo os trabalhadores tem dia que o período de 24 horas é pouco, além da exaustiva tarefa tem-se de se preocupar com fatores básicos para garantir êxito de produção, tais como clima, duração de fluxo do início ao final, máximo de aproveitamento sem comprometer a próxima safra e, finalmente, obter um preço que venha suprir os custos e render lucratividade.

E com todas as regras necessárias ao manejo do campo, seja na adubação da terra, no defensivo da planta e tempo favorável, a Fazenda São Francisco se dispõe de um fator que, há anos, garante sua sobrevivência e preservação da tradicional família ‘Caetano’ elevando o conceito social de seus membros que se constituem em grandeza de Santana do Tabuleiro.

Trata-se do Sô Chico Caetano, homem esperto, renomado e espirituoso. Esboça uma fala agradável, palavras firmes e de experiência que se aplica à criação do gado bovino lá existente e do café como sustentáculo de toda a sua geração.
O Sô Chico tem 94 anos de idade e muito orgulha aos seus familiares, filhos, netos, bisnetos e tataranetos pelo exemplo e legado que constrói ao longo do tempo.
(Jonathan/Jornal Regional Raul)

2 comentários:

kAKAU disse...

É GRATIFICANTE LER ALGO SOBRE MEU PAI E MEU IRMÃO POR UM VEICULO DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO. RAUL SOARES SEMPRE FOI A CASA DE PAPI, ONDE DEDICOU E AINDA DEDICA A SUA SUA VIDA
PAPAI É TUDO ISSO QUE VOCE SIMPLIFICOU COM POUCOS ADJETIVOS.
Obrigada, Jonatha ,pela reportagem.
Kakau - Belo Horizonte.

Anônimo disse...

Fiquei muito emocionada ao ler esta reportagem sobre o meu pai e meu irmão.Papai nos educou tão bem nesse lugar onde foi feita a reportagem, passando valores que carregamos para a nossa vida. Com sua simplicidade e sendo um pequeno agricultor, conseguiu criar uma família enorme plantando e colhendo café ao longo de sua vida. Gostei muito da reportagem, é muito importante reconhecer e valorizar o homem do campo.Jonathan, você está de parabéns. Ângela Maria Silva de Rezende - Contagem