31 maio 2011

Suspeito de matar estudante em briga de
trânsito é detido em Bom Jesus do Galho
Gilvan Coelho de Morais (foto) foi detido enquanto passeava a cavalo no sítio de familiares

Gilvan Coelho de Morais, de 26 anos, é o principal suspeito de um crime que chocou moradores de Belo Horizonte. No dia 31 de março, o estudante universitário Lucas Gabriel Savino Maia foi morto com cinco tiros de um revólver calibre 38, que segundo as investigações da polícia mineira foram disparados por Gilvan, por volta das 08h30, próximo a rotatória da Via do Minério, no Bairro Teixeira Dias, Região do Barreiro em Belo Horizonte.

Ainda de acordo com as investigações, o estudante universitário conduzia o seu carro pela via e foi atingido na traseira por um veículo Gol, conduzido apor Caio Bruno Rodrigues, acompanhado de Denilson Sales Santana de Brito, Gilvan, e uma garota de programa. Eles haviam passado a madrugada bebendo e consumindo drogas em uma boate do Bairro Madre Gertrudes, Região Oeste de BH. Logo após o acidente, o estudante tentou abordar os suspeitos para acertarem o prejuízo. Conforme a polícia, Denilson e Caio desceram do carro e agrediram Lucas. A garota de programa que estava com eles tentou separar a briga, mas Gilvan saiu o veículo com um revólver calibre 38 e disparou cinco tiros contra o estudante, que morreu no local. Os suspeitos fugiram para um sítio.

A Polícia Civil conseguiu identificar os homens, que moravam no Bairro Vila Pinho, todos com passagem por roubo e tráfico de drogas. Caio e Denilson se apresentaram à polícia e deram suas versões. Eles vão responder pelo crime em liberdade.

Gilvan foi detido na semana passada e apresentado na manhã desta segunda-feira pela Polícia Civil. O suspeito foi detido enquanto passeava a cavalo em um sítio de familiares na cidade de Bom Jesus do Galho e foi encaminhado a um Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp). Os três foram indiciados por homicídio duplamente qualificado.
(TV Super Canal/Caratinga)
Lívia e Claudinei unidos em matrimônio

Clique na foto para ampliar
Conforme nota do blog Gerais Web-Revista uniram-se em casamento os jovens Claudinei e Lívia, no último sábado (28) no Santuário São Sebastião de Raul Soares.

Claudinei é raul-soarense, representante comercial e técnico em radiologia e Lívia é abre-campense, gerente da empresa manhuaçuense Kefas Informática e Papeis.

Nosso desejo de felicidades ao casal na nova vida que se inicia.
Senado 'apaga' impeachment
de Collor da história brasileira

Presidente da Casa, José Sarney, tentou minimizar o episódio em que
ex-presidente teve seus direitos políticos cassados classificando-o de 'acidente'

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira (30) que o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo foi apenas um "acidente" na história do Brasil. Sarney minimizou o episódio em que Collor, que atualmente é senador, teve seus direitos políticos cassados pelo Congresso Nacional.

"Eu não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Mas acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil", disse o presidente do Senado.

Sarney foi perguntado sobre a exclusão do impeachment dos painéis que contam a história do Senado desde o Império. Os painéis foram remontados e recolocados nesta segunda – em substituição aos anteriores – no chamado "Túnel do Tempo" da Casa. "Não é tão marcante como foram os fatos que aqui estão contados, que foram os que construíram a história e não os que de certo modo não deveriam ter acontecido", completou o senador.

O trecho que conta a história do processo sofrido por Collor – que foi aberto pela Câmara dos Deputados e votado pelo Senado – já havia sido retirado do Túnel do Tempo do Senado em 2007, um dia antes de Collor tomar posse como senador. Posteriormente, o episódio foi recolocado nos painéis que ficam no corredor que liga o prédio principal ao anexo, onde estão as salas das comissões.

O ex-presidente da República não chegou a ser cassado pelo Senado porque renunciou ao seu mandato momentos antes da votação no Congresso. Apesar disso, Collor foi condenado pelos senadores e teve seus direitos políticos suspensos. Em 2007 se elegeu senador por Alagoas.
(Agência Brasil)
Exposição Agropecuária de Raul Soares

30 maio 2011

Coisas que aqui não acontecem...

Emenda de Roberto Henriques garante
50% de adicional para professores da UENF

"... não sou sindicato, nem mesmo reitor. Sou UENF"

RIO DE JANEIRO - Uma emenda do Deputado Roberto Henriques (PR) (foto), aprovada na Assembleia Legislativa/Alerj Rio, garantiu aos professores da Universidade Estadual do Norte Fluminense/UENF o recebimento de um adicional de 50% sobre o vencimento base, retroativo a 01 de novembro de 2010, a título de bolsa temporária, por dois anos, por dedicação exclusiva.

A Assembleia também aprovou o reajuste de 22%, a ser dividido em três parcelas, a contar do mês de abril, para os professores da ativa, aposentados e pensionistas da UENF, a contar de 1º de janeiro de 2011.

- Não foi uma conquista dos grevistas, nem dos deputados ou da reitoria. A conquista foi da UENF, que se viu respeitada e prestigiada. Demonstramos para a casa que os professores da UENF dedicam todo seu magistério exclusivamente à universidade. E como não constasse do projeto do Governador Sérgio Cabral a gratificação de 50% pela dedicação exclusiva, apresentei a emenda, que acabou aprovada – revelou Roberto Henriques, que atuou nos bastidores para melhorar a proposta do governador.

O reajuste deveria ser feito em seis parcelas e chegou a ser acertado entre as lideranças dos professores com os líderes dos partidos na Alerj. Tendo em vista que a matéria se arrasta há meses, Roberto Henriques ponderou que, uma vez que os pagamentos de janeiro, fevereiro e março já estavam fechados, melhor seria reduzir as parcelas para apenas três, tendo em vista que o projeto ainda será enviado ao Governador Sérgio Cabral para sancionar e ele tem prazo de 15 dias para aceitar ou vetar o que foi decidido na Alerj. Se começasse a contar a partir de abril, os 22% somente seriam concedidos perto do fim do ano.

Henriques disse: "o governador tem consciência que a minha emenda em pouco ou quase nada afeta as finanças da UENF, na medida em que são poucos os professores beneficiados. Confio que ele estará sensível à nossa proposta, fazendo justiça aos professores que tem um dos menores salários entre as universidades brasileiras" – explicou Roberto.
(Matéria extraída do blog do Cláudio Andrade)
Marido obriga mulher a assistir
ato sexual com a amante

O homem batia na esposa dizendo que ela precisava vê-lo mantendo
relações sexuais com a amante, segundo contaram os PMs

Uma mulher de 46 anos passou momentos de desespero na madrugada deste domingo (29) no Bairro Parque das Acácias, em Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Supostamente mantida em cárcere privado dentro da própria casa, ela foi agredida pelo marido, que a obrigou a presenciar cenas de sexo entre ele e a amante.

De acordo com o 33º Batalhão da Polícia Militar, por volta de 1 hora a mulher ligou para o 190 pedindo socorro, dizendo que era mantida presa em casa pelo marido. Policiais foram até o endereço e chamaram pelos moradores da casa.

Segundo a PM, o homem identificado como Reginaldo de Souza Cassemiro, de 32 anos, foi até o portão, mas se recusou a abrí-lo. Em seguida, os policiais ouviram o homem dando tapas na mulher, que gritava por socorro, dizendo a ela que precisava vê-lo mantendo relações sexuais com a amante, segundo os PMs.

Os policiais decidiram pular o muro da casa e, ao entrar no imóvel, flagraram Reginaldo em ato sexual com Dírcia Lúcia Ribeiro, de 39 anos. Ambos foram detidos e levados ao 4º Distrito Policial de Betim. A vítima, que teria marcas de agressões no rosto, foi levada para formalizar a queixa contra o marido.
(Agência Estado)
Campeonato do Açúcar
encerra primeira fase

Encerrada ontem (29) a primeira fase do Campeonato Regional do Açúcar que é promovido pela Liga Independente de Futebol sediada na cidade de Urucânia.

O Operário de Raul Soares, líder de sua chave, aguarda a reunião desta semana, em Urucânia, para conhecer os adversários da nova fase que terá início no próximo domingo dia 5 de junho. E aí, partir para os jogos decisivos.

Na rodada de ontem, o Operário não participou e os resultados foram os seguintes:

Ferrense 1 x 1 Minas
Sericita 2 x 0 Vasco
Gramense 1 x 3 União Piedade
Urucânia 2 x 2 Cardosos
Sem Peixe 4 x 1 Piracicaba
Soberbo 2 x 3 Saudense
São Domingos 1 x 1 Estiva
Cruzeiro 1 x 1 Guaraciaba

28 maio 2011

Futebol veterano - Raul
Soares x Bom Jesus do Galho

Clique na foto para ampliar

Realizada na tarde deste sábado (28) no Estádio Sant’Ana de Raul Soares mais uma partida de futebol - categoria Veterano - entre as equipes do Operário local e Terrível da cidade de Bom Jesus do Galho.

A arbitragem ficou a cargo do experiente Palmendes Santiago que conduziu a partida com ordem e disciplina.

Foi um jogo amistoso que serviu para ‘desenferrujar’ as juntas dos atletas numa confraternização esportiva entre as duas vizinhas cidades.



MATIPÓ: Vereador renuncia ao mandato

Nesta segunda Feira o Vereador Paulo Henrique Fraga Gardingo, mais conhecido como PH, renunciou ao cargo de vereador que ocupava desde 1º de janeiro de 2009. Eleito pelo partido do Movimento Democrático Brasileiro, seu mandato iria até 31 de dezembro de 2012.

A renúncia se deu através de uma carta entregue ao presidente da Câmara, Evandro Gonçalves. Na carta Paulo Henrique explica que causas pessoais o levaram a desistir do cargo, agradece aos seus parceiros e pede desculpas às pessoas que lhe confiaram seus votos. O agora ex-vereador estava afastado já há alguns meses dos trabalhos do legislativo.

O vereador Heber Teixeira Rocha do partido PRTB ocupará a vaga deixada por Paulo Henrique, a posse está prevista para 1º de junho de 2011 (quarta-feira) na Câmara dos Vereadores de Matipó, às 9h.
(Willian Chaves)

27 maio 2011

Comunicado da Polícia
Civil de Raul Soares

Aviso de Licitação

O Diretor de Material e Patrimônio/CPGF/SPGF/PCMG, torna público para conhecimento dos interessados, que será realizado processo licitatório, na modalidade de Pregão Eletrônico, no dia e horário abaixo discriminados.
A íntegra do edital poderá ser obtido através de solicitação por escrito à Diretoria de Material e Patrimônio (DMP), situada na Cidade Administrativa Prédio Minas, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, Bairro Serra Verde, 4º andar, Belo Horizonte (MG), CEP 31.630-900, na Delegacia Regional, ou pela internet, no site http://www.compras.mg.gov.br/.

Maiores informações através dos telefones (31) 3915-7104 - Fax 3915-7286/7287

(Pascoal On Line)
Bolsa Família é única renda
de 88% dos beneficiários

Apesar de o governo repassar anualmente R$ 15 bilhões para o atendimento a cerca de 13 milhões de famílias com Bolsa Família, a porta de saída do programa continua muito distante: 88% dos beneficiados nunca conseguiram ter um único rendimento mensal proveniente do mercado formal de trabalho, entre 2004 e 2007. Dos 51,4 milhões de pessoas entre 16 e 64 anos registradas no Cadastro Único do Bolsa Família, apenas 6,4 milhões, o que representa 12%, apresentaram renda além do benefício pago pelo governo federal.

Os problemas enfrentados pelas pessoas atendidas pelo programa constam do estudo do doutor em estatística Alexandre Leichsenring apresentado no 4º Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), em Brasília, que teve início na quarta-feira e se encerra hoje. O estudo cita desde a baixa escolaridade até a falta de creches para que os pais possam deixar os filhos pequenos na hora de ir trabalhar. Essas dificuldades impedem que essas pessoas, de fato, consigam sair da situação de pobreza.

Um dos motivos para os beneficiados pelo Bolsa Família não conseguirem emprego no mercado de trabalho formal é a baixa escolaridade: 15,8% dos que têm mais de 25 anos e recebem o benefício são analfabetos; 65,3% não concluíram o ensino fundamental e menos de 10% conseguiram finalizar o ensino médio. “Essa situação compromete as oportunidades de inserção no mercado laboral, que se dá em geral em postos de trabalho de baixa qualidade, no setor informal, com baixas remunerações”, argumenta Leichsenring.
(Agência Estado)

26 maio 2011

Mineira com dois úteros dá à luz a gêmeos


Uma mineira com dois úteros ficou grávida de duas crianças, geradas ao mesmo tempo, em Três Pontas, no Sul de Minas. É o terceiro caso no mundo todo. Até a médica que cuidou da gestante ficou surpresa em ver que a gravidez ocorreu normalmente, sem complicações.



A família está muito alegre
com a chegada de Mateus e Isabela
 A família está muito alegre com a chegada de Mateus e Izabela, que ainda estão no hospital, passam bem. A mãe também está se recuperando normalmente.
A família ficou surpresa com a gestação tranquila e está muito feliz com a chegada de Mateus e Izabela.
(Jornal TV Alterosa)
Idosa que levou chute em igreja
receberá R$ 51 mil de indenização

A Igreja Universal do Reino de Deus de Rio das Ostras foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a pagar indenização de R$ 51 mil a uma senhora que levou um chute durante um culto. Edilma de Oliveira tinha 71 anos de idade quando foi lançada a três metros por um chute de um auxiliar do pastor da igreja. Ela sofreu fratura na perna com lesões irreversíveis.

A senhora não recebeu qualquer socorro após o incidente e precisou passar por duas cirurgias para colocação de parafusos de platina. Agora, ela também necessita de consultas médicas periódicas e tratamento fisioterápico. Em conseqüência das lesões, ela também tem dificuldade de fazer os doces que vendia para ajudar em seu sustento.

A igreja tentou recorrer, mas perdeu. Ela reconheceu que o fato ocorreu nas dependências do templo, alegando ser um lugar que se destina a práticas espirituais e que deixa muitas vezes os fiéis fora de si e, portanto, com possíveis comportamentos de violência.
(Jornal da TV Alterosa)
Notícias do Mercado Agrícola

Café: Após quedas, mercado volta a subir em NY nesta quarta-feira
Sinais de que a queda nos preços do café da última terça-feira foi excessiva e de que o mercado estava sobrevendido deram suporte às cotações no pregão de ontem, que voltaram a subir na bolsa de Nova York.

Os contratos com vencimento em setembro fecharam a quarta-feira cotados a US$ 2,679 por libra-peso, com ganhos de 370 pontos. Analistas consultados pela Dow Jones Newswires disseram que o movimento registrado no pregão de ontem teve a influência de fatores técnicos, com o suporte de compras por parte de indústrias.

Eles lembraram que depois de os preços recuarem quase 15% em maio, o patamar voltou a ser atrativo para novas aquisições. No mercado interno, o indicador Cepea/Esalq subiu ontem 1,12% para R$ 533,64 por saca.


Milho: Atraso do plantio nos EUA dá suporte aos preços na CBOT nesta quarta-feira
O temor de que o plantio de milho nos Estados Unidos não consiga avançar como era esperado nos próximos dias fez com que os preços do cereal fechassem o pregão de ontem em alta na bolsa de Chicago.

Os contratos para setembro foram cotados a US$ 7,1475 por bushel, alta de 9,75 centavos de dólar. As chuvas esperadas para os Estados de Ohio e as duas Dakotas (do Norte e do Sul) devem manter lento o ritmo de plantio de milho nos Estados Unidos, que já estava atrasado em relação às safras anteriores.

Segundo a Dow Jones Newswires, alguns analistas já acreditam que os 92 milhões de acres estimados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos não conseguirão ser cultivados. No Paraná, a saca foi negociada ontem a R$ 23,33, estável, segundo o Deral/Seab.
(Valor Econômico)
Bancada evangélica derruba
kit contra homofobia do Mec 
Dilma Rousseff manda suspender distribuição do
material contra homofobia preparado pelo MEC

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou, nesta quarta-feira, que a presidente Dilma Rousseff determinou a suspensão do material do Ministério da Educação (MEC) de combate à homofobia nas escolas, apelidado de "kit gay". "O governo entendeu que seria prudente não editar esse material que está sendo preparado no MEC. Daqui para frente que todo material que versará sobre costumes será feito a partir de consultas mais amplas à sociedade", afirmou o ministro, em referência aos vídeos e cartilhas que compõem o kit.

De acordo com Carvalho, Dilma vai se reunir com os ministros da educação, Fernando Haddad, e da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir sobre o material. "Não se trata de recuo. Se trata de um processo de consulta que o governo passará a fazer, como faz em outros temas também, porque isso é parte vigente da democracia", ressaltou.
Nessa terça-feira, o deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) e outros parlamentares da bancada evangélica da Câmara dos Deputados ameaçaram endossar a convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, para dar explicações sobre a multiplicação patrimonial. Porém, a ameça de usar Palocci como "moeda de troca" não teve adesão total dos deputados evangélicos. “Uma coisa [kit anti-homofobia] não tem nada a ver com a outra [caso Palocci]. Devemos convocar o ministro se acharmos que ele foi desonesto, não para tratar de um assunto que nada tem a ver com a nossa posição”, afirmou o deputado federal mineiro Lincoln Portela (PR).

Após reunião com a bancada evangélica, nesta quarta-feira, o ministro Gilberto Carvalho negou um possível "toma lá, da cá" entre o governo e os deputados. "Nós falamos que eles tomassem as atitudes que achassem consequentes com esse diálogo. Eles é que decidiram suspender aquelas histórias que estavam falando", afirmou.
(Estado de Minas)
Biblioteca Pública Municipal
"Professor Edward Leão"
A importância da biblioteca para a promoção de hábitos de leitura

                                          “Biblioteca,
Espaço que constrói idéias.
Direito à informação e ao conhecimento.
Feixe de luz que corta a escuridão.”
(Gabriel de Santana.) 


A informação é um bem cada vez mais necessário na vida do ser humano, assim sendo, é necessário também que o acesso às informações aconteça de forma positiva e satisfatória para aqueles que delas necessitam. A necessidade de se obter informações não é uma prática da sociedade atual, manter-se informado é uma questão de sobrevivência desde tempos passados.

Data de muito também o fato de as pessoas irem em busca de informações com outras pessoas ou em locais especializados em armazenar e disponibilizar documentos com informações sobre os mais variados assuntos.

Estes locais especializados em levar informação aos que dela necessitam são as bibliotecas, que há muito existem, e ao longo do tempo já sofreram inúmeras modificações e adaptações.

Tais transformações ainda são frequentes nos dias atuais, sobretudo com o advento das tecnologias, que exige destas um aperfeiçoamento ainda maior.

Com o intuito de apresentar para a comunidade raul-soarense, e a fim de saber como as pessoas observam as bibliotecas, em especial as públicas, e quais os serviços que sentem falta é que postamos essa matéria.  

"Temos a satisfação de informar sobre a Biblioteca Pública Municipal "Professor Edward Leão", que atualmente se encontra funcionando à Avenida Professora Elza Bacelar, 369 - no prédio onde funcionam: a Secretaria Municipal de Educação, a EMATER e ASSECRAS. Ela conta com placa obrigatória de identificação, escadas e rampa de acesso.

O município foi contemplado com um conjunto para implantação. Entre equipamentos atualizados contamos com 1087 novos títulos, vindos do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional.
 
Este acervo se encontra cadastrado e sendo utilizado por leitores que nos procuram. Estamos cadastrando o acervo antigo para empréstimos (que também está sendo utilizado).

Os usuários que procuram a biblioteca estão sendo atendidos pelas funcionárias públicas: Lílian e Francilene que apesar de não serem especializadas em tal função, buscam se aperfeiçoar através de visitas à bibliotecas públicas como à UFV-(Biblioteca Central) que tem nos orientado sempre que necessitamos. 

A inauguração da nova Biblioteca não retardará, a marcação da inauguração será agendada pela Prefeitura Municipal. Esperamos poder atender melhor aos leitores raul-soarenses e outros.
Devido ao espaço físico disponível estamos oferecendo empréstimos domiciliares para leitores cadastrados e leitura local para os que têm disponibilidade para tal. Contamos com mesas, cadeiras e pufes para serem utilizados pelos leitores. Quem tem marcado presença está ficando satisfeito.

Dentro em breve todos poderão acompanhar o desenvolvimento de nossa biblioteca, onde poderão conhecer nosso acervo e fotos do local através do próprio blog da biblioteca.
 
Aguardamos os leitores... que podem se cadastrar e utilizar a biblioteca."
(Lílian Sâmara Nazar Machado Cândido – Coordenadora Escolar).
(Raul Efi Soares)
Anatel: país fecha abril com
212,6 milhões de celulares

Nos quatro primeiros meses do ano houve habilitação
de 9,6 milhões de novas linhas, um crescimento de 4,74%

O mercado de telefonia móvel no Brasil fechou o mês de abril com 212,6 milhões de telefones celulares ativos. Conforme dados divulgados nesta quarta-feira (25) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nos quatro primeiros meses do ano houve habilitação de 9,6 milhões de novas linhas, um crescimento de 4,74%. A teledensidade subiu 4,43%, para 109,32, ou seja, no final de abril havia uma média de 109,32 celulares para cada grupo de cem habitantes no País. Do total de celulares em operação no País, 174,5 milhões são pré-pagos (82,10%) e 38 milhões, pós-pagos (17,90%).

Segundo a Anatel, em abril, 17 unidades da Federação já possuíam mais de um celular por habitante. São elas: Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Tocantins, Rio Grande do Norte, Amapá, Minas Gerais e Sergipe.

A empresa Vivo mantém-se líder do mercado, com 29,45% dos clientes. A Claro permaneceu na segunda posição (25,38%), com uma pequena diferença em relação à TIM (25,28%). A Oi aparece na quarta posição (19,56%). Na quinta colocação, vem a CTBC (0,3%), seguida da Sercomtel (0,04%). De acordo com a agência, a Unicel não enviou dados de sua base de clientes.
(Hoje em Dia)

25 maio 2011

Deputado Dinis Pinheiro é
recebido com festa em Caputira

Na tarde de 13 de maio a cidade de Caputira se fez em festa para receber o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Dinis Pinheiro e ilustres convidados, os quais foram recepcionados pelo prefeito Sebastião Mageste e sua competente equipe de trabalho.
Registramos a presença de Marcílio Bezerra, prefeito de Taquaraçu; Geovane Silva, capitão PM e assistente militar da ALMG; Auro e Júlio Perón, assessores do deputado; Nilinho e a esposa Rute; Getúlio, procurador do município; Juninho do Pião, Cotinha e Juninho do Semião, vereadores; lideranças da região como Célio Nesce, vereador em Raul Soares e Joaquim de Nenego, ex-prefeito de Matipó; Marcolino, Elizete, enfermeira Dilcinéia, entre outros. 

O deputado veio a cidade para uma visita cordial, anunciar seu empenho pessoal para consecução de benefícios aos caputirenses e, especialmente, agradecer pelos votos recebidos na eleição do ano passado que fizeram-no majoritário no município de Caputira e, ainda, contribuindo para que ele fosse o deputado mais votado do Estado.
Junto do prefeito, vereadores e grande multidão que constituíram a visita em marco histórico pela calorosa recepção em plena via pública.

O prefeito Tiãozinho, demonstrando contentamento pela visita, aproveitou para agradecer aos participantes da recepção e dizer que, agora, Caputira está se preparando para um grande desenvolvimento, pois está sendo reconhecida por um político de prestígio junto ao governo estadual e governo federal e, ainda mais, por estar agradavelmente comprometido com os caputirenses.
Mais uma reunião da Câmara
Municipal de Raul Soares
Clique na foto para ampliar
Na manhã de hoje (25 de maio) a Câmara Municipal de Raul Soares reuniu-se em sessão ordinária para tratar de assuntos de interesse da coletividade, no âmbito do Poder Legislativo que exerce funções específicas de fazer as leis do município, cuidar de seu cumprimento pelos munícipes e fiscalizar o Poder Executivo em suas ações.

Estiveram presentes os nove vereadores que compõem a Edilidade Municipal, seguintes: Romeu Barbosa ‘Rui do Jipe’, presidente da Casa; Célio Nesce, vice-presidente e secretário Eimard Ribeiro; Quinca Donana, Joaquim Fragoso, Ramiro Grossi, Claudinho Costa, Fernanda Crystine e José Marcelino ‘Toiota’.

Durante as reuniões os vereadores são assistidos por assessores diretos para elucidar eventuais expedientes. Assim, estiveram presentes o contabilista Wilson Veiga, os advogados Áser Barros e João Marcos, a assessora parlamentar Janaina Firmino e funcionários da Câmara Municipal. 

O presidente Rui do Jipe dirigiu os trabalhos dentro da pauta previamente estabelecida e seguindo o roteiro de costume; chamada e confirmação de presença dos edis, leitura e aprovação da ata da reunião anterior, apresentação de indicações e projetos.
Apresentou a pauta e chamou a atenção dos membros de comissões temáticas sobre o projeto de lei que trata das diretrizes orçamentárias que, mesmo com prazo extenso para aprovação, merece mais cuidados e atenção dobrada.

Através dos vereadores os raul-soarenses homenagearam a Igreja Metodista de Raul Soares pelo transcurso do 85º aniversário de fundação.
A moção de parabenização, de autoria do vereador Eimard Ribeiro, foi recebida ‘em espaço solene’ pelo Pastor Rubens Gomes de Brito que aproveitou o espaço para discorrer sobre a execução do trabalho de evangelização, da importância dos vereadores para os cidadãos e enalteceu a presença de Deus em todas as questões em favor e engrandecimento do povo.

O vereador Eimard Ribeiro usou a tribuna para falar de sua alegria em ter participado da homenagem, assim também por ter participado das comemorações dos metodistas.
Disse, também, que está em fase de acabamento o muro de arrimo que a prefeitura está construindo no Bairro Esperança; e que solicitou do prefeito empenho para asfaltar duas ruas do mesmo bairro, as únicas que ainda não tiveram pavimentação condizente.

Na tribuna, o vereador Ramiro Grossi, disse que o chefe do Poder Executivo, prefeito, desta vez atendeu alguns de seus pedidos, dando como exemplo a prestação de contas da realização do último carnaval, fazendo demonstração da mesma a qual vai ser apreciada.
Aproveitou e pediu empenho da mesa diretora para empenhar-se em outras solicitações já feitas àquele poder.
Falou, também, sobre a construção do canil que a prefeitura insiste em construir no povoado de Cornélio Alves, ressaltando que o local é impróprio por ser próximo de área urbana e por não atender exigências ambientais. Concluiu que prédios antigos como a estação ferroviária melhor se adapta um setor ligado à cultura.

A vereadora Fernanda solicitou da mesa diretora que se encaminhe ao prefeito uma reivindicação de moradores do Bairro Morro das Pedras.
É que naquela localidade está sendo construído um canal de escoamento de água pluvial e que os moradores solicitam que seja feito pelo sistema de canalete e não por manilhas que, com muita chuva, podem impedir a passagem do fluxo pluviátil e, assim, provocar inundações nas ruas e invasão às moradias.

Ao encerramento da reunião o presidente Rui do Jipe agradeceu a presença de todos e, aproveitando da transmissão da sessão pela Rádio Uai, convidou os ouvintes a assistirem e participarem das próximas reuniões. 
Preparada a instalação da TV Alterosa
Leste, com sede em Manhuaçu

Durante visita a Manhuaçu na última quinta-feira (19), o diretor regional da “TV Alterosa”, Gleizer Naves, e o gerente comercial Wagner Arcioni , estiveram com o Prefeito Adejair Barros e ainda visitaram a Câmara Municipal. Eles anunciaram oficialmente as últimas etapas do projeto de instalação da TV Alterosa Leste, sediada no bairro Bom Pastor, em Manhuaçu. Segundo a previsão, em pouco mais de um mês, os telespectadores da “TV Alterosa” na região vão assistir a novas atrações e telejornais regionais, inserido na programação da emissora estadual afiliada do SBT.

De acordo com Gleizer Naves, a nova emissora será inaugurada com o nome de “TV Alterosa Leste”. A TV é do grupo do Diário dos Associados em parceria com o SBT. “Essa é a primeira emissora com parceria direta com o SBT. A gestão é do Diário Associados em Belo Horizonte. Portanto, o comando continua lá, assim como o sinal”, explicou Gleizer Naves.

A atual programação que o público local assiste diariamente não será alterada. “Só vamos incrementar mais o que já assistem”, pontuou. Logo após a inauguração, os telespectadores vão ter acesso a um telejornal local.

Ele será produzido nos escritórios da nova emissora. Manhuaçu será a sede principal e a geradora da emissora. A segunda base ficará em Governador Valadares.

Equipamentos

O diretor regional contou que a “TV Alterosa Leste” terá equipamentos modernos. “Os equipamentos são todos digitais, de ponta, e estamos ultimando os detalhes para começarmos a funcionar em breve”, detalhou Gleizer Naves.
A nova emissora deverá ter quatro equipes de jornalismo para atender um total de 125 cidades, com um público de dois milhões de habitantes e 570 mil domicílios.

A nova TV será a quarta emissora do grupo no interior de Minas. Atualmente a Alterosa conta com emissora em Varginha, que abrange 140 cidades; uma em Juiz de Fora com sinal para 122 cidades e outra em Divinópolis, voltada para 70 cidades.
(Jaqueline Andrade com informações do Carlos Henrique Cruz)
Médicos não podem mais cobrar por
consultas para usuários de plano de saúde

A decisão da Justiça Federal que suspendeu em liminar as medidas preventivas adotadas pela Secretaria de Direito Econômico (SDE), em relação ao movimento nacional dos médicos, permite que as negociações entre os planos de saúde e os prestadores de serviço tenham como base a tabela produzida pela Associação Médica Brasileira. O levantamento aponta o valor de R$ 60 como mínimo para uma consulta médica. A SDE havia proibido as entidades médicas de realizar protestos como a paralisação nacional, que em 7 de abril suspendeu o atendimento aos planos de saúde.

Conforme esclarecimento do próprio Conselho Federal de Medicina (CFM), os prestadores de serviço, no entanto, não estão autorizados a cobrar valores adicionais de seus pacientes. Segundo o CFM, os médicos insatisfeitos com suas operadoras podem se descredenciar.

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Sid Carvalhais, esclareceu que apesar de a tabela sugerir o valor mínimo pela consulta, a intenção não é negociar o mesmo preço para todos o país. “Cada região tem sua realidade local que deve ser observada”, esclareceu. Os médicos chamam atenção para os honorários recebidos, que segundo as entidades acumulam defasagem de 10 anos nos reajustes. “O que queremos é o reajuste periódico e regras claras para o credenciamento e descredenciamento, além do fim da interferência dos planos na autonomia do médico, o que traz restrições e prejuízos para os pacientes.”

Comentando em linhas gerais o movimento nacional dos médicos, o presidente da Unimed Brasil, Eudes Aquino, apontou a pressão nos custos do setor. “Estamos atentos a essa questão (da remuneração médica), mas existe um conjunto de fatores, como a aquisição de novas tecnologias que faz o setor arrecadar menos, criando uma insatisfação. Vamos encontrar alternativas com o diálogo, não podemos criar um muro entre as partes.” Sobre a decisão da Justiça Federal, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), entidade que congrega 15 grupos de operadoras, informou que não comenta decisões do Poder Judiciário.
(Estado de Minas)

24 maio 2011

Candidata de Belo Horizonte
vence o Miss Minas Gerais

Clique na foto para ampliar

Izabela Drumond, candidata de Belo Horizonte, foi a grande vencedora do Miss Minas Gerais 2011.


O concurso, promovido na noite deste sábado, foi apresentado por Adriane Galisteu.



Além de Isabela, a final do concurso foi disputada por duas mulheres negras, as misses de Vespasiano e Lagoa Santa. “Eu achei incrível, fiquei extremamente honrada, são mulheres lindas, merecedoras. Fico feliz que Minas Gerais tenha reconhecido isso, mesmo com o preconceito racial que ainda existe, ter reconhecido o trabalho das duas”, disse a nova Miss Minas Gerais.


A musa de 24 anos é jornalista e ficou muito surpresa com a vitória. “Todas nos dedicamos muito durante essa semana. Foi maravilhoso e eu amei passar esse tempo com todas as meninas. são pessoas que eu conheci e pretendo levar por toda a vida. Estou muito feliz em poder representá-las no Miss Brasil”, conta emocionada.
(Portal Uai)
Discussão por causa de som alto
termina em morte em Congonhas
Uma discussão por causa de um som alto terminou em morte, na madrugada deste domingo (22), em Congonhas, na Região Central do Estado. A briga aconteceu em um alojamento de uma empresa.

De acordo com a Polícia Militar, Divino de Souza Lima, de 51 anos, chegou no local por volta das 2h acompanhado de uma mulher. Ao chegar no alojamento ligou o som. Isaías Rufino de Souza, de 23, que estava dormindo em um dos quartos do alojamento, não gostou da atitude de Divino e desligou o som. A mulher tentou conversar com Isaías e falou que iria ligar o rádio com o som mais baixo.

Irritado, Isaías gritou com a mulher e disse que se ele fizesse isso iria quebrar o aparelho na cabeça dela. Insatisfeito com as ameaças, Divino partiu para cima de Isaías. Os dois entraram em luta corporal e durante a briga Isaías deu nove facadas em Divino, que morreu na hora. Ele foi atingido no tórax e na cabeça.

A polícia foi acionada e conseguiu prender o suspeito do crime. Ele foi encaminhado para a cadeia de Conselheiro Lafaiete.
(Estado de Minas)
Editorial do Jornal Regional
Edição 404 - Com circulação em 24 de maio

Festa de São Vicente

Realizada mais uma boa festa em Raul Soares e, desta vez, para homenagear as mães pelo transcurso de seu dia. A realização foi da prefeitura através de seu departamento de assistência social.

A galera ouviu músicas de qualidade, saboreou um big macarrão regado a refrigerantes e participou de sorteio de prêmios, tudo de graça e exclusivamente preparados para aquela noite de homenagens.

A festança desse zero oitocentos foi feita sob os auspícios do poder público.
Aliás, eventos como esse das mães, podem se chamar de festa de São Vicente e nos faz lembrar os jantares de Roma que o império romano realizava para mostrar poder, eram verdadeiros banquetes e orgias. Um aristocrata podia medir seu prestígio com o número de jantares e quanto mais escravos melhor. Esses se contentavam com as lutas corporais até a morte e leões comendo gente, vinho de segunda qualidade e muito pão.

O comparativo é apenas para relatar um episódio da história de 2 mil anos atrás.
E chamar-se os eventos dessa natureza de festa de São Vicente é porque a participação da comunidade vicentina é grande, ordeira e bonita e se destaca durante tais eventos festivos preparados pela administração municipal.

No ranking de realizações em números já está ganhando da festa do padroeiro São Sebastião que acontece somente uma vez no ano.
Já nessa festa vicentina é gente de São Vicente da Estrela e de seu povoado Cornélio Alves por todos os lados, principalmente no palco e no apoio. Olha para cima, o vice-prefeito, mais em cima o prefeito, no apoio secretários municipais de peso assim como nas barracas que vende as iguarias. E na assistência é uma verdadeira avalance de gente vicentina.

A galera jovem se faz notar pela moda do uso de boné, de várias formas e cores; nunca se viu tanto boné de São Vicente em movimento, para lá e para cá na paquera, numa mão um cigarrim e um copo na outra...
Gente de bom gosto que aprecia a boa música, não dispensa um ‘tapa’ nas iguarias e se diverte com um rolé pela cidade.

Além, é claro, de prestigiar mais um evento com assinatura de quem pode...
DDD mais barato vai beneficiar
5,5, milhões em Minas Gerais

Moradores de 39 regiões metropolitanas de todo o país vão poder fazer ligações ao custo de chamadas locais para cidades vizinhas a partir de sábado. A medida, divulgada segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vale para localidades que apresentem continuidade geográfica ou o mesmo código de área nacional (DDD). A expectativa é de que a mudança beneficie até 68 milhões de pessoas em todo o Brasil, em cerca de 560 municípios.

Em Minas Gerais, 5,5 milhões de moradores das regiões metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço serão beneficiados, de acordo com os cálculos da Anatel. A Grande BH é composta por 34 municípios e terá 5,1 milhão de pessoas que vão poder pagar menos para ligar para a cidade vizinha. A região do Vale do Aço, com quatro municípios, terá 429 mil beneficiados. Os municípios de Itaguara, pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Santana do Paraíso, no Vale do Aço, não foram contemplados por possuírem DDD diferente da região metropolitana de origem. Minas Gerais tem 4 milhões de acessos fixos, 112,4 mil telefones públicos, e 21 milhões de acessos móveis.

A mudança foi publicada pela Anatel em 21 de janeiro, com a revisão do Regulamento sobre Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). O novo regulamento amplia os critérios de definição de áreas locais, que passam a abranger o conjunto de municípios pertencentes a uma região metropolitana ou região integrada de desenvolvimento (Ride) que tenham continuidade geográfica e pertençam a um mesmo DDD
.
O novo regulamento também estabelece que as novas situações que se enquadrem na definição de áreas com continuidade urbana ou em decorrência de solicitação fundamentada por parte da concessionária de telefonia fixa na modalidade do serviço local serão revistas anualmente. Os valores de ligações entre fixos e móveis – e vice-versa – não sofrerão mudanças com as alterações de áreas locais.

Em Minas Gerais, alguns municípios também entraram na Ride do Distrito Federal e entorno.
(Estado de Minas)

23 maio 2011

Sindicato dos Trabalhadores Rurais
não elegeu diretoria por falta de quorum

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Raul Soares, neste domingo (22), realizou assembleia para tratar de assuntos de interesse da classe, especialmente para eleger sua nova diretoria, uma vez que o mandato dos atuais diretores vence no próximo dia 26 de junho.

Na oportunidade registrou-se a presença da diretora do Pólo Regional da Grande BH, Maria do Carmo Ramos Siqueira e o assessor sindical José de Oliveira Ruela, ambos representantes da Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais).

Dirigido por Baltazar Patrocínio dos Reis, sucessor do ex-presidente Ruymar Fernandes Pombo, falecido em 9 de julho do ano passado, o sindicato raul-soarense dispunha, para esse evento, média de mil associados com direito a voto.

E para suas deliberações a quantidade mínima (30% do total) obrigatória de membros presentes seria na faixa de 400 associados. Contudo, registrou-se apenas a presença de pouco mais de cento e trinta.

Uma única chapa foi apresentada, concorreu. Mas não foi eleita por falta de quorum. Essa diretoria tinha como presidente José Ferreira da Rocha “Zé Leopoldo”.

Diante desta situação, no próximo dia 26 de junho será convocada uma assembleia extraordinária que nomeará uma junta governativa que administrará o sindicato por 150 dias, e durante esse período será realizado novo processo eleitoral dentro da legalidade estatutária.

Os associados esperam a ocorrência de uma nova eleição, com viabilidade de candidatura do atual presidente Baltazar dos Reis, bem como de Zé Leopoldo e, ainda, com a possível continuação da junta governativa antes nomeada.

Na oportunidade o Sindicato mostra-se aberto à apresentação de novas chapas concorrentes no prazo antes mencionado.