04 maio 2011

Braulio Braz: trabalho
dinâmico à frente da SEEJ

Braulio Braz , secretário de Estado de esportes e da juventude
O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, deputado Braulio Braz, esteve em Manhumirim na quarta-feira (20/04), para prestigiar a execução da etapa microrregional do Programa Minas Olímpica Jogos do Interior de Minas (JIMI) 2011. A abertura oficial aconteceu às 18h30 no Ginásio Poliesportivo Amigos do Esporte, no bairro Isidoro.

No dia seguinte, Braulio Braz participou do lançamento do livro “José Braz: uma história de trabalho”, escrito por Josiane Duarte, que retrata a trajetória de um menino pobre que se tornou um dos empresários mais bem-sucedidos do país, além de uma figura lendária à frente da cidade em que nasceu, ao realizar o maior volume de obras na história da cidade de Muriaé, onde cumpre seu segundo mandato como prefeito. O lançamento foi realizado no Grande Hotel Muriahé e a renda obtida com a venda dos exemplares foi revertida para o Lar Ozanam.

Na manhã de domingo (24/04), o secretário entregou as medalhas de ouro e prata aos jogadores do SESI-SP e SADA Cruzeiro, respectivamente, referente à partida final do torneio da Superliga Masculina de Vôlei. O jogo foi realizado no Estádio do Mineirinho, em Belo Horizonte.

Na segunda-feira, a semana começou com a visita de lideranças políticas de Lima Duarte na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ). Em seguida, esteve com as lideranças políticas de Carandaí, os vereadores Cor-Jesus Moreno e Israel Luiz Baêta, que conheceram as ações da SEEJ. Mais tarde, a presidente da Federação Mineira de Boliche, Jaqueline, assinou convênio junto ao secretário Braulio Braz, que assegura a realização de duas competições estaduais de boliche e da premiação dos praticantes do esporte. O convênio também prevê o apoio financeiro para o pagamento de despesas do aluguel de pista de boliche e a aquisição de medalhas e troféus. O secretário garantiu, além da premiação anual dos esportistas, a realização do Campeonato Mineiro de Tercetos e do Campeonato Mineiro de Equipes.

Na terça-feira (26/04), ao assinar mais um convênio, desta vez com os presidentes da Confederação Brasileira de Peteca, Márcio Pedrosa, e da Federação Mineira de Peteca, Ricardo Luiz Tavares Silva, Braulio Braz certificou a realização do Torneio de Peteca Interclubes e da 1ª Etapa Minas Shopping da 4ª Liga Brasileira de Peteca. A parceria, que garantiu o apoio financeiro para o pagamento de montagem e desmontagem da arena onde serão realizadas as competições, também viabilizou a realização de oficinas de peteca para alunos de diversas escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Logo após, recebeu a visita do deputado estadual Delvito Alves, acompanhado do prefeito de Vazante, Orlando Caixeta Fialho e do vereador Eli dos Reis Custódio.  Depois foi a vez do chefe de gabinete do deputado estadual Luiz Humberto Carneiro, Glênio Marques, e do diretor geral da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer, Antônio Carrijo.

Às 14h30, o secretário foi convocado para participar de audiência pública da Comissão de Esportes, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na reunião, Braulio defendeu a ampliação dos recursos provenientes do ICMS Solidário para projetos esportivos e de lazer destinados à juventude. “Para melhor atender às necessidades de minha Pasta, o ideal seria que o percentual de repasse do imposto, que hoje é da ordem de 0,1%, fosse de pelo menos 1%”, acrescentou. Criado pela Lei Estadual 18.030, de 2009, o ICMS Solidário é um mecanismo de transferência de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os municípios mineiros, que podem aplicá-lo em diversos setores, entre eles, o esporte.

Na manhã de quarta-feira (27/04), o secretário foi convidado para participar do programa Panorama, da TV Assembleia, no qual teve como tema o financiamento do esporte.  Indagado a respeito das ações em curso na área de esportes, Braulio Braz informou que este ano, a SEEJ está dando sequência aos projetos do quadriênio anterior, e destacou os Jogos Escolares (Jemg), os Jogos do Interior de Minas (Jimi), o Minas Olímpica e o Saúde na Praça. Braulio Braz destacou também a construção do Centro de Treinamento Olímpico, no campus da UFMG, cujo primeiro módulo, a pista de atletismo, será inaugurado no dia 7 de julho. 

Sobre a Copa do Mundo de 2014 e às olimpíadas de 2016, o secretário informou que Belo Horizonte está se preparando, tanto na parte da infraestrutura quanto na parte de esportes, para receber os dois eventos. “O estádio do Mineirão está com as obras em dia, sem atraso, por exemplo”, ressaltou.

Em seguida, Braulio Braz apresentou aos dirigentes do Movimento dos Sem Terra (MST) os programas e ações do Governo do Estado nas áreas de esportes e juventude com possibilidade de serem implantados nos assentamentos localizados em Minas Gerais. Em reunião no auditório da Assembleia Legislativa, o secretário assegurou aos dirigentes do MST o repasse de material esportivo para entidades legalmente estabelecidas com vínculo com os 42 assentamentos mineiros. Comprometeu-se, também, a verificar a possibilidade de construção de quadra poliesportiva sem cobertura em assentamentos. Segundo ele, o número de quadras a serem construídas dependerá da disponibilidade de recursos e da existência no assentamento de escola pública estadual ou municipal de primeiro ou segundo graus.

Participaram da reunião com os dirigentes do MST, o subsecretário de Esportes, Alexandre Massura, o secretário de Regularização Fundiária, Manoel Costa, o diretor-geral do Instituto de Terra de Minas Gerais (ITER), Ivonei Abade Brito, e o vice-diretor Luiz Felipe Almeida.
Braulio Braz durante assinatura de convênio
Na quinta-feira, Braulio Braz assinou mais convênios que beneficiam o esporte dos municípios mineiros. Desta vez, foi com o vice-prefeito de Ouro Preto, Dimas Dutra, que garante a realização da VI Copa Estrada Real de Futebol Amador. O outro foi assinado com a presidente da Associação Vida Vôlei Master Mackenzie, Iris Alves, que assegura a realização do Campeonato Brasileiro Master de Vôlei, que será realizado em Curitiba - PR de 16 a 26 de junho. Mais tarde, o secretário Braulio Braz participou das comemorações dos “100 dias em dia”, que marcaram a passagem das obras de modernização do Mineirão sem atraso no cronograma, para a realização da Copa do Mundo de 2014. “Esta confraternização se reveste de um significado especial, sendo, também, a comprovação de que o governo de Minas Gerais vai além do cumprimento rigoroso de todos os compromissos assumidos com a Fifa para a realização em Belo Horizonte de partidas da Copa do Mundo de 2014”, avaliou Braulio Braz. Em seguida, já na SEEJ, o secretário recebeu a visita do deputado estadual Neider Moreira, acompanhado do chefe de gabinete, Pedro Firmo Júnior. Depois, esteve com o deputado Luiz Henrique, que trouxe o prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo.

Na manhã de sexta-feira (29/04), reuniu com a secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, que é uma grande parceira do JEMG, que teve início em 02/05/2011. À noite, o secretário participou das comemorações dos 149 anos do Poder Legislativo de Ponte Nova, acompanhado do prefeito Joãozinho de Carvalho, do vereador José Mauro Raimundi e lideranças locais.

 O evento foi realizado no salão nobre do Ponte-novense Futebol Clube.

Nenhum comentário: