17 maio 2011

Aneurisma longe com reposição
hormonal e anticoncepcional

(Éverton Oliveira - Redação Saúde Plena)

O aneurisma é uma dilatação anormal de uma artéria cerebral, que pode levar ao rompimento de vasos sanguíneos, e em casos mais graves pode causar uma hemorragia cerebral chamada de acidente vascular cerebral (AVC). É mais frequente em mulheres com mais de 40 anos, e em muitos casos gera rompimento dos vasos depois dos 50, bem na época em que as taxas de hormônios caem devido à menopausa.

Justamente por este fator, a terapia hormonal ou o uso de anticoncepcionais pode deixar as mulheres menos vulneráveis ao aneurisma cerebral. Pelo menos é o que afirma uma pesquisa publicada no Journal of Surgery NeuroInterventional.

A reposição do hormônio feminino, chamado estrogênio, favorece a conservação da estrutura que compõe as paredes dos vasos sanguíneos, condição essencial para evitar o desgaste e consequente rompimento da plena circulação no cérebro.

A pesquisa levou em consideração as respostas de 60 mulheres com aneurisma cerebral sobre o uso da pílula ou da terapia hormonal. Os dados foram em seguida confrontados com informações de mais de 4.600 mulheres de situações diversas.

Outras pesquisas já indicavam que o uso de anticoncepcional oral evita derrame hemorrágico em mulheres adultas.

A descoberta deve proporcionar novas perspectivas para um melhor esclarecimento sobre o desenvolvimento de aneurismas cerebrais e levar a novas terapias para prevenção e tratamento da hemorragia.

Nenhum comentário: