26 maio 2011

Biblioteca Pública Municipal
"Professor Edward Leão"
A importância da biblioteca para a promoção de hábitos de leitura

                                          “Biblioteca,
Espaço que constrói idéias.
Direito à informação e ao conhecimento.
Feixe de luz que corta a escuridão.”
(Gabriel de Santana.) 


A informação é um bem cada vez mais necessário na vida do ser humano, assim sendo, é necessário também que o acesso às informações aconteça de forma positiva e satisfatória para aqueles que delas necessitam. A necessidade de se obter informações não é uma prática da sociedade atual, manter-se informado é uma questão de sobrevivência desde tempos passados.

Data de muito também o fato de as pessoas irem em busca de informações com outras pessoas ou em locais especializados em armazenar e disponibilizar documentos com informações sobre os mais variados assuntos.

Estes locais especializados em levar informação aos que dela necessitam são as bibliotecas, que há muito existem, e ao longo do tempo já sofreram inúmeras modificações e adaptações.

Tais transformações ainda são frequentes nos dias atuais, sobretudo com o advento das tecnologias, que exige destas um aperfeiçoamento ainda maior.

Com o intuito de apresentar para a comunidade raul-soarense, e a fim de saber como as pessoas observam as bibliotecas, em especial as públicas, e quais os serviços que sentem falta é que postamos essa matéria.  

"Temos a satisfação de informar sobre a Biblioteca Pública Municipal "Professor Edward Leão", que atualmente se encontra funcionando à Avenida Professora Elza Bacelar, 369 - no prédio onde funcionam: a Secretaria Municipal de Educação, a EMATER e ASSECRAS. Ela conta com placa obrigatória de identificação, escadas e rampa de acesso.

O município foi contemplado com um conjunto para implantação. Entre equipamentos atualizados contamos com 1087 novos títulos, vindos do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional.
 
Este acervo se encontra cadastrado e sendo utilizado por leitores que nos procuram. Estamos cadastrando o acervo antigo para empréstimos (que também está sendo utilizado).

Os usuários que procuram a biblioteca estão sendo atendidos pelas funcionárias públicas: Lílian e Francilene que apesar de não serem especializadas em tal função, buscam se aperfeiçoar através de visitas à bibliotecas públicas como à UFV-(Biblioteca Central) que tem nos orientado sempre que necessitamos. 

A inauguração da nova Biblioteca não retardará, a marcação da inauguração será agendada pela Prefeitura Municipal. Esperamos poder atender melhor aos leitores raul-soarenses e outros.
Devido ao espaço físico disponível estamos oferecendo empréstimos domiciliares para leitores cadastrados e leitura local para os que têm disponibilidade para tal. Contamos com mesas, cadeiras e pufes para serem utilizados pelos leitores. Quem tem marcado presença está ficando satisfeito.

Dentro em breve todos poderão acompanhar o desenvolvimento de nossa biblioteca, onde poderão conhecer nosso acervo e fotos do local através do próprio blog da biblioteca.
 
Aguardamos os leitores... que podem se cadastrar e utilizar a biblioteca."
(Lílian Sâmara Nazar Machado Cândido – Coordenadora Escolar).
(Raul Efi Soares)

Nenhum comentário: