05 maio 2011

Diocese de Ganhães celebra
envio de dom Emanuel a Caratinga
“Veja como é a providência divina, o primeiro bispo de Guanhães veio de Caratinga (dom Felipe é natural de Manhumirim, diocese de Caratinga), agora vocês me enviam para lá”.

“Somos discípulos missionários a caminho”! Foi com essa frase, lema da diocese de Guanhães, que o padre Dilton Maria Pinto, pároco de Conceição do Mato Dentro, iniciou o rito de envio de dom Emanuel para a diocese de Caratinga.

A celebração de envio de dom Emanuel, que aconteceu às 16 horas, deste 1º de maio, na praça da catedral de São Miguel, Igreja sede da diocese de Guanhães, fechava a programação do jubileu de prata da diocese, que foi celebrado durante todo o dia.

Às 10 horas, dom Emanuel presidiu a missa solene do aniversário da diocese. Durante sua homilia, ressaltou a fé de um povo que envia o seu bispo para uma nova missão. Nesta missa, as pessoas que marcaram a história da diocese de Guanhães foram homenageadas, entre elas, dom José Heleno Gonçalves, irmão de dom Hélio, que, impossibilitado de comparecer, foi representado por padre David José Gonçalves, pároco da catedral São João Batista, de Caratinga.

Mais de cinco mil pessoas participaram do momento festivo para aquela diocese. Fiéis de todas as 28 paróquias da diocese lotaram toda a parte central da cidade numa comovente homenagem não apenas à diocese, pelos seus 25 anos, mas também a dom Emanuel, numa atitude de despedida, após seus 13 anos de pastoreio.

Durante a celebração, o simbolismo do envio foi ressaltado na oferta da cruz e da bíblia feita pelos padres do presbitério de Guanhães. Dom Emanuel, abriu a bíblia na profecia de Isaías (6, 8-9), trecho no qual o profeta, ouvindo o clamor do povo, exclama: “Estou aqui, envia-me”. Em seguida, leigos elevaram preces a Deus, rezando pela diocese, por dom Emanuel em sua nova missão e por todo o povo.

O encerramento do rito foi com a benção de envio, dada pelos próprios padres da diocese. De joelhos, dom Emanuel ouviu atentamente a oração de envio, enquanto padres e todo o povo, de mãos estendidas, pediam a Deus por ele. Logo após, dom Emanuel abraçou a todos os padres, enquanto, aclamado por palmas da multidão presente, entoava-se uma música composta em sua homenagem.

Como lembrança, os padres ofereceram a dom Emanuel um jogo de paramentos. Nesse instante, o povo gritava: “Ele merece, ele merece”. Na sua palavra, dom Emanuel agradeceu a todos, referindo-se à diocese de Guanhães como seu primeiro amor. Lembrou ainda de dom Antônio Felipe, primeiro bispo da diocese de Guanhães, que também fazia aniversário no dia 1º de maio. Referindo-se a ele, dom Emanuel disse: “Veja como é a providência divina, o primeiro bispo de Guanhães veio de Caratinga (dom Felipe é natural de Manhumirim, diocese de Caratinga), agora vocês me enviam para lá”.
Padre David José Gonçalves, que representou a diocese de Caratinga, acolheu dom Emanuel com um abraço de todo o povo da diocese. A posse de dom Emanuel em Caratinga será dia 20 de maio, começando às 18 horas na catedral e seguindo em procissão até o santuário de adoração perpétua.
(Super Canal Caratinga)

Nenhum comentário: