05 maio 2011

Vaca da à luz bezerros
‘quadrigêmeos’ no Triângulo
Animais nasceram saudáveis e são filhos de vaca que
já havia dado cria múltipla antes, fato considerado raríssimo

Os filhotes – um macho e três fêmeas – têm o
mesmo padrão racial, mas pelagens diferentes
UBERABA – Fato raro envolvendo uma vaca de 12 anos surpreende até especialistas em genética bovina. O animal vive no assentamento Capão Alto, em Campina Verde, no Triângulo, e deu à luz quatro bezerros de uma vez. Em geral, a gestação é de um filhote.

A gerente de Pesquisa de Genética Bovina da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Beatriz Lopes, nunca ouviu falar em um caso parecido. “É muito raro, já que vacas produzem um óvulo de cada vez”, diz a especialista, considerada uma das maiores autoridades no assunto no país.

O fenômeno agita a pequena propriedade rural de Aparecido Ribeiro Ferraz Filho e Joaquina Coelho Ferraz. O casal é dono da vaca, chamada Estrelinha, há pouco mais de três anos.

Aparecido diz que comprou o animal de um morador de outro assentamento. Quando o negócio foi feito, ela já estava prenha. Segundo o proprietário, na primeira cria, Estrelinha também teve quatro bezerros. Três sobreviveram.

“Esse detalhe torna o fato mais inusitado ainda. Demonstra que esta vaca tem uma genética diferenciada”, argumenta o professor de zootecnia Alexandre Bizinoto.

A comunidade do Pontal do Triângulo foi surpreendida pela notícia. O assentamento fica a 40 quilômetros do perímetro urbano de Campina Verde, que tem 20 mil habitantes. O assentamento foi criado em 2008 para atender 47 famílias e tem área de 1,1 mil hectare.

O trabalhador rural Marco Aurélio ajudou no parto, que durou cerca de 30 minutos. Após o nascimento, o dono da vaca ficou emocionado. “São um macho e três fêmeas”, diz Aparecido. Os quatro filhotes são saudáveis e têm o mesmo padrão racial, mas pelagens diferentes.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: