01 maio 2011

Editorial do Jornal Regional - Edição 403 - Em circulação
Fiquemos atentos ao Bullying

O bullying se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

Essa violência cresce em todo o Mundo, ocorrendo em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas.

Já ouvimos casos de bullying aqui em Raul Soares, uma situação indesejada e que precisa ser revista pelos responsáveis. Muitas vezes, por timidez, vergonha ou medo, a pessoa ofendida não manifesta, não fala com os pais e nem leva ao conhecimento da direção da escola, não denuncia, preferindo ficar ‘sofrendo’ em seu canto.

Aí é que mora o perigo, a pessoa atacada por bullying, além da vulnerabilidade, prefere ficar ‘sofrendo’ em seu canto, onde se sente segura dentro de sua introversão.

Mas, com o passar do tempo – aquela pessoa se cansa de carregar consigo esse mal – se apega a um poder próprio e exclusivo que lhe dá forças e coragem para agir (rechaçar) em sua defesa, em defesa da autoestima levando-a a agir em revanche.

Caso ela não seja de princípios sadios a situação pode se complicar gerando conflitos que trazem consequências desagradáveis e até incorrigíveis.
Por isso, cortando o mau pela raiz, é preciso mais investimento social, é preciso que os pais fiquem atentos, principalmente assistindo e acompanhando os filhos e que a escola continue fazendo sua valiosa contribuição na vigilância e nas medidas que minimizem ou erradiquem o bullying.

Nenhum comentário: